terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sapatos Masculinos

Tem coisa melhor do que um homem cheiroso, elegante, bem vestido e com um par de sapatos maravilhosos?

Mas é complicado impor o que cada um deve usar, pois isso varia de gostos, estilos e com isso cada um deve procurar o que mais se encaixa em seu guarda-roupa, mas é bom lembrar que ainda existe algumas regras de etiquetas que devem ser observadas, espero que essa reportagem os auxiliem na hora das compras de um BOM SAPATO!

Foi-se o tempo em que o homem tinha aquele tênis básico, sujo e encardido e um sapato social apenas para uma festa (casamento, formatura etc).


Hoje em dia um homem que gosta de se vestir bem precisa ter opções, não digo que você deve ser igual sua esposa ou namorada e ter um sapato de cada cor e modelo variado, não é isso! Mas você pode ter um sapato com cores que podem ser usadas com várias roupas diferentes, tanto esporte fino como social, assim podendo estar na moda sem gastar muito.
Cores que não podem faltar: Preto (básico), café escuro ou caramelo e um cru (ou bege claro).
Com essas cores você consegue montar muitos looks para vários compromissos diferentes.

Os sapatos sociais, também conhecidos como Business ou Dress Shoes, são os sapatos usados em ocasiões mais formais, com ternos, calças sociais e camisas etc.

São divididos em duas características:

OXFORD

Esses sapatos são os mais clássicos de todos e são totalmente essenciais no guarda-roupa masculino.
Ele se caracteriza em um modelo fechado em que a gáspea (a parte final da amarração que cobre o meio do pé, ou seja, a "língua"),e a parte traseira do sapato são mais altas que as laterais, com uma amarração estreita com cadarço da mesma cor do sapato, solado de madeira (ou outro material que não seja borracha), esses são geralmente de couro e tem poucos ou nenhum detalhe em sua superfície.

Eles podem parecer conservadores demais, estilo vovô, mas a verdade é que eles são os mais versáteis que existem pois podem ser usado em diversos ambientes diferentes como: trabalho, casamentos, formaturas, eventos diversos, passeios e até mesmo no seu primeiro encontro! 

E esses modelos Oxford existem vários tipos diferentes, mas os mais comuns são os mais lisos que não possuem costura alguma, ou com ponteira diferenciada do restante do sapato, como por exemplo: uma ponteira em camurça, ou em couro envernizado, ou até mesmo a ponteira da mesma cor do sapato, mas com uma costura diferenciando assim a ponteira do restante do sapato. 

No ambiente de trabalho (ex. escritório, bancos, etc)  opte por um preto com couro mais opaco e com poucos detalhes (de preferência nenhum detalhe).
Em eventos sociais formais o preto também é o mais indicado, mas pode ser investido na ponteira com verniz ou camurça.
E em uma ocasião mais contemporânea  as cores podem variar para o marrom, caramelo, marinho ou Bege (crú).
MOCASSIM





O mocassim é aquele sapato que todos conhecem, podendo ser mais esportivo ou formal. Ele é caracterizado por ter uma costura desenhando a gáspea e por sua base ser inteira e envolver todo o pé. Normalmente os masculinos possuem salto baixo ou nenhum salto, no caso dos mais esportivos.
Apesar de serem bastante versáteis e ter vários modelos diferentes também, ao contrário dos Oxfords, os mocassins não ficam bonitos em qualquer homem, então o melhor é provar e se olhar na frente do espelho para ver se teve um bom contraste com o todo.

Os mocassins tradicionais (loafers), de solado de madeira e sem muitos detalhes, podem substituir os Oxfords com ternos em ocasiões mais informais e são considerados  como o famoso "esporte-chique". Porém em eventos sociais ocasiões formais os sapatos de amarrar são obrigatórios! Não esqueçam disso!
Os mocassins de couro que possuem uma tira sobre o peito do pé, também conhecidos como Monk Strap, podem ser usados com ternos mais informais, calças sociais e jeans. São uma ótima pedida para ocasiões como casual day e jantares com amigos, onde o Oxford seria "over".
Eu pessoalmente prefiro estes sem a tira (loafers) para os homens mais novos (até 35 anos), pois acho que os sem tira dão uma "envelhecida" no visual! Mas isso é uma opinião pessoal minha. Vai de cada gosto!
Gosto bastante também dos modelos Monk Strap, fica um look bem legal com jeans para sair durante o dia e a noite.
Os mocassims em couro camurça são os mais informais e são os únicos que podem ser usados com bermudas e camisa polo.
Bom, espero ter ajudado a vocês com alguns modelos de sapatos mais apropriados para cada situação e gosto!
Homens, toda  mulher gosta de um homem elegante, com um belo sapato!
Fotos:
www.democrata.com.br
www.fascar.com.br



4 comentários:

  1. oi gostei do da suas dicas mas quero saber mais se eu conbinar uma calça esporte-chique com camisa polo e um tênis all-star fica bem tenho 1,75 65kg moreno

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Posso usar mocassim em couro camurça cor café, com calça jeans sem meias??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza mocassim foi feito pra se usar sem meia e fica super elegante

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Em quais lojas eu consigo encontrar sapatos com sola de madeira?

    ResponderExcluir